Unesco

A Coalizão

Quem Somos

A Coalizão Brasileira de Cidades Inclusivas e Sustentáveis reúne municípios brasileiros comprometidos com o combate à discriminação, racismo e xenofobia e o desenvolvimento sustentável urbano inclusivo.

Guiadas por comprometimentos internacionais, como o arcabouço de direitos humanos, a Agenda 2030 e a Nova Agenda Urbana, as cidades integrantes assumem compromisso com a implementação de um Plano de Ação de 10 Pontos e se responsabilizam pela coordenação e execução de políticas públicas locais para “não deixar ninguém para trás”.

Os municípios participantes passam a integrar a Coalizão Latino-americana e Caribenha de Cidades contra o Racismo da UNESCO. Além de fazer parte de esforços regionais, as cidades se beneficiam da troca de experiências mútuas e de melhores práticas internacionais por sociedades mais inclusivas e sustentáveis.

Torne-se um membro

Membros

Utilize o mapa para a navegação e clique nos ícones para obter mais informações
sobre as medidas adotadas por cada município integrante da coalizão.

Quem Somos

A Coalizão Internacional de Cidades Inclusivas e Sustentáveis da UNESCO (ICCAR) é uma plataforma de colaboração global que reúne mais de 500 municípios comprometidos em desenvolver e implementar políticas públicas de inclusão e desenvolvimento sustentável urbano.

Lançada em 2004, a ICCAR apoia autoridades municipais em todo o mundo no combate à discriminação, racismo e xenofobia em áreas como educação, emprego, moradia e cultura. A Coalizão defende a solidariedade e colaboração globais para promover o desenvolvimento urbano inclusivo, livre de todas as formas de discriminação, realizando uma série de iniciativas, incluindo apoio à formulação de políticas públicas, capacitação e atividades de conscientização.

Com sete coalizões regionais e nacionais, a ICCAR é uma referência na comunidade internacionais como uma plataforma de cidades única no Sistema das Nações Unidas. A Coalizão faz parte da Plataforma de Cidades da UNESCO, que propõe uma visão mais estratégica e abrangente da atuação da Organização junto a cidades, por meio de ações coordenadas em todas as suas áreas de ação.